No Iêmen, a província de Hadramout testemunhou um evento dramático nesta quarta-feira (17) que gerou ansiedade e pânico entre os moradores, já que grande parte de uma montanha desabou em uma das áreas residenciais.
Esse súbito colapso da montanha causou sérias perdas materiais e levantou preocupações sobre a segurança dos moradores da área.
Fontes locais disseram que o deslizamento ocorreu no Monte HHisn Basim, em Wadi Do’an, levando a um êxodo em massa de pessoas cujas casas estavam no “pé” da montanha.
O vídeo que viralizou nas redes sociais mostra os momentos do desabamento e como parte da montanha se desprendeu do alto da montanha e rolou até o fundo do vale, danificando diversas construções.
Alguns especialistas acreditam que as fortes chuvas que a região testemunhou nos últimos dias sejam a principal razão para a desestabilização de rochas e solos.
Em 11 de junho, a área do Forte Monte Bassim já tinha testemunhado um grande pânico entre as pessoas quando as autoridades emitiram alertas de evacuação de casas sob a montanha por medo de deslizamentos de rochas.
O governo local em Hadramawt respondeu rapidamente a este incidente e enviou equipes de resgate e socorro para prestar assistência aos afetados.
Segundo o chefe da Autoridade de Serviço Geológico e Recursos Minerais, o engenheiro Fayez BAsra, uma equipe do Serviço Geológico está avaliando a situação da montanha.