A famosa fabricante de uísque Jack Daniel’s disse que encerrará suas iniciativas de DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão), após seus clientes ameaçarem um boicote contra a empresa.
A gigante de bebidas, com uma capitalização de mercado na casa dos US$ 21 bilhões, é a mais recente empresa a encerrar o programa woke, seguindo a Harley-Davidson, a Tractor Supply e o John Deere.
A empresa enviou uma carta aos funcionários nesta quarta-feira, 21 de agosto, informando que iria parar de vincular a compensação dos executivos ao progresso nas metas de DEI.
A companhia também disse que vai deixar de participar de um ranking anual de empresas com ambiente de trabalho mais inclusivo para funcionários LGBTQ.
“Agora estamos forçando organizações multibilionárias a mudar suas políticas sem nem mesmo postar apenas por medo de serem a próxima empresa que expomos”, disse o ativista anti-woke Robby Starbuck, que tem liderado a pressão para boicotar empresas que aderiram ao DEI.
Starbuck também disse que a Jack Daniel’s vai abandonar planos para buscar mais fornecedores de origens minoritárias. Informação confirmada pela empresa posteriormente.
Embora a maior parte da remuneração executiva estivesse ligada ao crescimento de vendas e renda, 10% da compensação de curto prazo estava anteriormente vinculada ao progresso nas metas de DEI, de acordo com o relatório anual de 2023 da empresa.