A seita climática europeia “Última Geração” voltou a causar distúrbios, dessa vez em Varsóvia, na capital da Polônia.
Na manhã desta segunda-feira, 8, membros da seita invadiram e sentaram no chão do importante cruzamento das rodovias Czerniakowska e Bartycka, no bairro de Mokotow, no centro de Varsóvia, para bloquear o trânsito.
A cena causou revolta da população local, especialmente dos motoristas, que só não escorraçaram os membros da seita devido à rápida resposta policial.
Contudo, um dos motoristas ainda se aproximou dos manifestantes e disparou um extintor de incêndio, enquanto outro arrancou cartazes segurados pelos ativistas e puxou alguns para fora da rua.
Segundo o Última Geração, um de seus membros foi “atacado” com spray de pimenta por um motorista.
Os ativistas foram retirados completamente após a chegada da polícia, que deteve os infratores.
“A reação dos policiais ao bloqueio de hoje da rua Czerniakowska por ativistas foi imediata. Após alguns minutos, o trânsito foi liberado e as pessoas que bloqueavam a via tiveram suas identidades verificadas. Aqueles que violaram a lei estarão sujeitos a pedidos de punição ao tribunal”, escreveu a Polícia de Varsóvia em suas redes.
Segundo a vice-comissária Ewa Koldys, da sede da polícia do distrito de Varsóvia, os ativistas serão processados e punidos.
“Serão apresentadas moções contra os ativistas ao tribunal para punição por cometerem infrações de obstrução de tráfego em via pública, lixo e descumprimento das ordens do policial”, disse Koldys à TVN Warszawa.