As autoridades de saúde do Colorado, nos Estados Unidos, informaram que estão investigando de perto um caso de peste-negra no condado de Pueblo, ao sul de Colorado Springs.
Nem o Colorado nem o Departamento de Saúde do Condado de Pueblo forneceram mais detalhes sobre quando o infectado foi testado, como contraiu a doença ou sua condição de saúde atual.
Em 2023, um morador do condado de Archuleta, também no Colorado, morreu após contrair a doença.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças Infecciosas (CDC), uma média de sete pessoas contrai a praga no país, que é transmitida por pulgas infectadas ou pela inalação de gotículas de peste de um animal ou pessoa infectada.
A doença é mais comum em pessoas das regiões do nordeste do Arizona e Novo México, sudeste do Colorado, Califórnia e Oregon, e oeste de Nevada.
Os sintomas incluem inchaço dos gânglios linfáticos, dores musculares, dor de cabeça intensa, febre, calafrios e vômitos.
A bactéria da peste causou a pandemia de peste-negra do século XIV, que matou milhões de pessoas na Ásia, Europa e norte da África.
Alicia Solis, gerente de programa do Escritório de Doenças Transmissíveis e Preparação para Emergências do Departamento de Saúde e Meio Ambiente do Condado de Pueblo, recomendou que as pessoas não deixem animais de estimação em suas camas, limpem lugares dentro e ao redor de suas casas onde os roedores possam se esconder ou encontrar abrigo, evitar contato com animais mortos, usar spray de insetos para repelir pulgas e tratar cães e gatos para pulgas regularmente.