Cidade na Califórnia ameaça processar loja por denunciar roubos

As lojas da gigante do varejo em Sacramento tiveram um total de 375 chamadas para atendimento relacionado a roubo ou furto em 2023, contra cerca de 175 em 2022 e 87 em 2021. Um aumento de 331% em apenas dois anos.

41
0

O Departamento Jurídico de Sacramento, na Califórnia, ameaçou multar uma unidade da popular loja de varejo da Target por “incômodo público” após inúmeras chamadas à polícia enquanto dezenas de ladrões invadiam e roubavam a loja, segundo um relatório.

Segundo a The Sacramento Bee, que recebeu a informação de uma fonte interna da corporação e pediu para ficar em anonimato com medo de retaliações, as autoridades de Sacramento ameaçaram emitir uma multa administrativa a uma loja da Target no bairro de Land Park, no ano passado, por denunciar que a loja estava sendo roubada.

As lojas da gigante do varejo em Sacramento tiveram um total de 375 chamadas para atendimento relacionado a roubo ou furto em 2023, contra cerca de 175 em 2022 e 87 em 2021. Um aumento de 331% em apenas dois anos.

A polícia fez apenas 55 prisões relacionadas a roubo ou furto em 2023, mas foi o dobro do número de prisões em 2022 (26) e um salto em relação a 2021 (8).

“Eu… (fiquei) também surpreso que alguém tentasse fazer um caso de incômodo com alguém ligando para denunciar um crime legítimo”, disse Alexander Gammelgard, presidente da Associação de Chefes de Polícia da Califórnia, ao depor em dezembro na primeira reunião do comitê de roubo de varejo da Assembleia. “Não acho que haja lugar para isso.”

Depois de tomar conhecimento sobre o alerta da cidade e ações comparáveis em todo o estado, os legisladores estaduais adicionaram uma emenda a um projeto de lei de roubo no varejo, proibindo esse tipo de ameaça às empresas por parte das autoridades.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, e o presidente da Assembleia, Robert Rivas, estão elaborando um pacote com 14 projetos de lei que endurecem as penas em crimes de roubo no varejo, em vez de reverter as mudanças na Proposition 47.

Em junho, o secretário de estado da Califórnia anunciou que os peticionários haviam reunido assinaturas mais do que suficientes para colocar uma medida para reformar a Proposition 47 em novembro.

Após ser aprovada por um referendo em 2014, a Proposition 47 afrouxou as penas para crimes de drogas e roubo no estado, como roubo até US$ 950 não ser um crime, e tem sido responsabilizada pelos problemas de roubo desenfreados da Califórnia.

“Newsom continua insistindo que os relatos de roubo estão caindo – bem, agora sabemos o porquê. Não apenas os ladrões são soltos sem sequer um tapa no pulso, mas agora as vítimas estão sendo ameaçadas por até mesmo denunciar crimes”, disse o líder do Partido Republicano da Assembleia da Califórnia, James Gallagher, à Fox News. “Todos podem ver que as políticas pró-crime de Newsom são um fracasso – não importa o quanto seus aliados tentem encobri-lo.”

“Os legisladores permitiram assaltos para aterrorizar nossas cidades. Como consequência, os varejistas estão deixando as grandes cidades em massa, levando empregos com eles”, disse Nicole Castronovo, advogada de defesa criminal, à Fox.

Gabriel Ferrigno
ESCRITO POR

Gabriel Ferrigno

Jornalista independente e OSINT que já cobriu diversas guerras em tempo real, como a Guerra da Ucrânia, em 2022, e a guerra entre Israel e o Hamas, em 2023, bem como vários outros acontecimentos pelo mundo, como o lockdown na China durante a pandemia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.