Assim como ocorre todos os anos, Taiwan parou completamente por cerca de 30 minutos nesta manhã (23).
Sirenes foram ligadas nesta terça-feira, especialmente na capital Taipei, durante o exercício anual de ataque aéreo simulando uma invasão chinesa com mísseis.
O exercício anual “Wan’an”, que significa “paz eterna”, obriga todos os cidadãos a evacuar as ruas, fechando vilas e cidades, especialmente no norte de Taiwan, por cerca de 30 minutos.
Um aviso para que as pessoas evacuem para um local seguro pode ser ouvido, assim como mensagens de texto disparadas pelo governo.
“Alerta de defesa aérea de treinamento Wan’an. Mísseis/Foguetes estão atacando o norte de Taiwan. Procure um abrigo nas proximidades”, diz o alerta em texto, acompanhado pelo som da sirene.
Durante o exercício, a polícia de Taipei orientou os veículos a se dirigirem para os lados das estradas e as pessoas que não estavam dentro de um edifício foram instruídas a procurar abrigo, geralmente estações subterrâneas de metro.
Algumas lojas e restaurantes fecharam as persianas e apagaram as luzes, uma medida para diminuir o risco de se tornar um alvo em um ataque noturno.
Tanques do Exército de Taiwan também foram colocados nas ruas como parte do exercício.
O Ministério da Defesa divulgou imagens de exercícios com munição real que ocorreram nessa manhã nas ilhas Kinmen, que estão próximas à costa chinesa e foram palcos de confrontos durante o período de auge da Guerra Fria.