Democratas entram em pânico e Biden pode retirar candidatura após derrota para Trump em debate histórico

Uma noite para ser esquecida pelos democratas e por Joe Biden, mas talvez ele já nem se lembre mais do que aconteceu.

30
0

Uma noite para ser esquecida pelos democratas e por Joe Biden, mas talvez ele já nem se lembre mais do que aconteceu.

Donald Trump venceu o debate desta quinta-feira, 27, com uma grande superioridade. A noite foi marcada pela fragilidade mental e física de Biden, que, às vezes, perdia o foco e o raciocínio ou se confundia, como chamar Putin de Trump por duas vezes ao falar sobre a guerra na Ucrânia ou dizer que havia “um trilhão de bilionários” nos Estados Unidos.

Hesitando e com uma voz rouca, que a Casa Branca atribuiu a um resfriado, Biden, de 82 anos, repetiu diversas histórias falsas já desmentidas pela própria mídia americana, como afirmar que Trump teria chamado membros nazistas de “gente legal”, ou que seu filho morreu na guerra do Iraque.

Enquanto isso, Trump soube usar bem ao seu favor as falhas cognitivas de Biden, ironizando o rival após Biden dizer que “derrotou o Medicare”, ao invés de dizer que derrotou a COVID: “Bem, ele está certo, ele derrotou o Medcare. Ele o espancou até a morte e está destruindo o Medicare porque todas essas pessoas que estão entrando (imigrantes ilegais), estão colocando no Medicare”.

Biden também chegou a afirmar que os “Patrulheiros da Fronteira me endossaram”, o que levou o Sindicato dos Patrulheiros da Fronteira a rebater a declaração rapidamente: “Para ser claro, nunca apoiamos e nunca apoiaremos Biden”, disse uma postagem na conta oficial do sindicato no X.

O desempenho fraco da economia americana sob Biden também foi um momento delicado para o atual presidente, que teve dificuldades para lidar com a informação de que perdeu o apoio da maioria das famílias negras devido à inflação que as atingiu.

Biden tentou culpar Trump pela inflação, dizendo que o ex-presidente “a causou por sua tremenda maldade na maneira como lidou com a pandemia”, com Trump, por sua vez, dizendo que Biden “não herdou quase nenhuma inflação, e ficou assim por 14 meses. E então explodiu sob sua liderança porque eles gastaram dinheiro como um monte de pessoas que não sabiam o que estavam fazendo.”

Biden chegou a afirmar que criou milhões de empregos, mas foi cortado por Trump logo depois, quando o ex-presidente afirmou que os números de 2021 e 2022 foram possíveis apenas devido ao corte de impostos e à recuperação econômica no ano de 2020, durante a crise sanitária.

No final do debate, Biden demonstrou novamente a sua incapacidade de raciocínio e concluiu a sua declaração final sem qualquer impacto relevante. Fora das câmeras, a CNN divulgou um vídeo mostrando que Biden precisou sair apoiado em sua esposa, Jill Biden.

A cúpula democrata rapidamente entrou em pânico e, agora, começa a se intensificar nos círculos internos do Partido Democrata a possibilidade de renúncia de Biden para as eleições presidenciais.

Segundo uma pesquisa recente da ABC/IPsos, 86% dos potenciais eleitores de Biden acreditam que o mandatário é velho demais para outro mandato. Uma pesquisa da Siena College de março revelou que 73% dos eleitores registrados achavam o mesmo.

De qualquer forma, Joe Biden, por sorte, já deve ter esquecido esse desempenho patético.

Gabriel Ferrigno
ESCRITO POR

Gabriel Ferrigno

Jornalista independente e OSINT que já cobriu diversas guerras em tempo real, como a Guerra da Ucrânia, em 2022, e a guerra entre Israel e o Hamas, em 2023, bem como vários outros acontecimentos pelo mundo, como o lockdown na China durante a pandemia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.