Um incêndio atingiu há poucas horas uma fábrica de baterias da empresa Aricel em Hwaseong, cidade de Gyeonggi, na Coreia do Sul, gerando uma enorme explosão que deixou 23 mortos até o momento.
O incêndio começou por volta das 10h30 do horário local após uma explosão ainda não identificada na área de armazenamento de baterias de lítio acabadas no segundo andar da fábrica, onde teriam cerca de 35 mil dessas baterias, o que dificultou a extinção do fogo pelos bombeiros.
Como o lítio é altamente inflamável, torna-se mais resistente aos métodos tradicionais de extinção de incêndio.
O Corpo de Bombeiros recebeu o relatório rapidamente, cerca de nove minutos após o incêndio se iniciar. Devido a intensidade do incêndio, 159 bombeiros, 63 caminhões-pipa e outros equipamentos foram rapidamente mobilizados para extinguir o incêndio, que foi controlado apenas quatro horas depois, às 15h10.
Segundo o chefe da Divisão de Prevenção de Desastres do Corpo de Bombeiros de Hwaseong, Kim Jin-young, cerca de 23 corpos foram resgatados dos escombros sem vida, outras duas gravemente feridas e outras cinco levemente feridas.
De acordo com o briefing, ainda há 21 pessoas desaparecidas. “Estamos realizando uma busca final pelas pessoas que se acredita terem permanecido (nos escombros)”, disse Kim.