O Tribunal Popular de Hung Yen, do Vietña, condenou nesta segunda-feira (15) Pham Van Cho, de 58 anos, a sete anos de prisão por postagens que fez no Facebook que “insultaram” o ex-ditador comunista Ho Chi Minh e “desacreditou” o comunismo, informou a mídia estatal.
Morador da comuna de Lac Dao, no distrito de Van Lam, província de Hung Yen, Cho foi preso no início deste ano após a polícia realizar uma busca em sua casa e confiscar equipamentos, HD’s, celulares, computadores e até um cartão de crédito.
Segundo a polícia, Cho foi detido por violar o Artigo 117 do Código Penal do país, uma lei vagamente escrita que grupos de direitos humanos disseram que o governo comunista costuma usar para perseguir e silenciar opositores.
O jornal vietnamita Hung Yen disse que após a apreensão de equipamentos, a polícia constatou que ele era proprietário dos perfis do Facebook “Wait for Pham Van” e “Nguyen Minh Tan”, que transmitia lives, posts e compartilhamentos de conteúdos críticos ao Partido Comunista do Vietnã e ao ex-revolucionário comunista Ho Chi Min.
De acordo com a condenação, cerca de 7 vídeos postados por Cho “distorcia” a situação real, “difamava” o regime socialista do Vietnã e “caluniava” e “insultava” o líder comunista.
“(O conteúdo) era de natureza propagandística, que distorce as linhas e políticas do Estado da República Socialista do Vietnã, difama a administração popular, instiga apelos para a oposição ao Estado Socialista, insulta grandes figuras, líderes e heróis nacionais”, disse o tribunal.
Em 2023, o Vietnã prendeu pelo menos cinco indivíduos sob o Artigo 117, de acordo com o banco de dados da RFA.
Estamos caminhando a passos largos para o mesmo cenário