O crime compensa em São Francisco.
A Cigarettes Cheaper, uma pequena empresa familiar que opera no distrito de Richmond desde 2003, está considerando fechar todas as suas lojas na Bay Area, região central da cidade progressista de São Francisco, e sair definitivamente de lá, revelou uma reportagem da CBS News.
As lojas foram arrombadas e saqueadas em quatro ocasiões diferentes, segundo Bashir, o dono da loja.
“É como um recorde quebrado. Isso vem acontecendo desde 2020”, disse ele à CBS. “O que devemos fazer? Tudo o que tentamos fazer é alimentar nossa família”.
A loja foi protegida com cercas internas por causa dos arrombamentos anteriores, mas Bashier disse que os ladrões usaram um carro para destruir a entrada, dirigindo “de um lado para o outro quatro vezes”.
Estima-se que os custos dos produtos roubados estejam na casa das dezenas de milhares de dólares e os danos às portas e às vitrines.
“Não tem seguro. A State Farm nos expulsou completamente porque eles chamam o estado da Califórnia de ponto quente”, disse Bashir. “Não os culpo porque estão aqui para fazer negócios, não para continuar a dar-lhe dinheiro. Então, há um caos acontecendo aqui (e) eles cancelaram a política de todo mundo. Eles não vão dar seguro porque sabem o resultado.”
Segundo dados do Departamento de Polícia de São Francisco (SFPD), até o momento, 10.478 arrombamentos seguidos de saques foram registrados na cidade em 2023. Em setembro de 2022, São Francisco registrou o maior número de arrombamentos de carros em qualquer mês desde 2016, totalizando 3.384 roubos, segundo a SFPD.
O crime e a violência dominam grande parte da Califórnia, especialmente desde que a população, de maioria democrata, aprovou um referendo chamado “Proposition 47” em 2014 que transformou a percepção de crime de pequenos roubos e furtos na cidade.
O que antes era considerado crime sob a seção 484 e 487 do Código Penal americano, os crimes de pequenos roubos e furtos agora possuem uma seção de código exclusiva que os transformaram em uma simples contravenção direta, isto é, você não pode ser acusado de um crime desde que a quantia roubada/furtada não ultrapasse o limite de $950 dólares.