Dezenas de milhares de católicos caminharam pelas ruas do centro de Indianápolis, capital do estado norte-americano de Indiana, neste sábado, 20 de julho, para o que bispo Andrew H. Cozzens descreveu como “a maior procissão eucarística no país em décadas”.
Em oração durante a adoração no Memorial da Guerra Mundial de Indiana, o bispo de Crookston, Minnesota, ainda disse que o número poderia ser muito maior, já que “há milhões de pessoas em nossos próprios estados, em nossas dioceses, que ainda não nos conhecem”.
Junto com o arcebispo de Indianápolis, Charles C. Thompson, o bispo Cozzens acompanhou a Eucaristia em um carro alegórico puxado por caminhão, ajoelhado diante de um ostensório reluzente.
Milhares de seminaristas, diáconos, padres, bispos e cardeais, incluindo o cardeal Christophe Pierre, núncio papal dos Estados Unidos, e o cardeal Luis Antonio Tagle, enviado especial do papa Francisco ao congresso, andaram atrás do carro alegórico com aros de flores, atravessando lentamente 10 quarteirões da cidade do Centro de Convenções de Indiana até o Memorial.
À frente estavam crianças, com vestidos brancos e carregando cestos de pétalas de rosas, espalhando-as no chão. Dezenas de milhares de católicos acompanharam a procissão logo atrás.
A procissão fez parte do 10º Congresso Eucarístico Nacional, realizado de 17 a 21 de julho, no centro de convenções e no Estádio Lucas Oil, onde mais de 50 mil ingressos foram vendidos.
Esse também foi o primeiro congresso eucarístico nacional dos últimos 83 anos nos Estados Unidos.