De acordo com jornalistas árabes, alguns palestinos tentaram pegar alguma das ajudas humanitárias mantidas em armazéns escondidos pelo Hamas, mas foram capturados por membros da milícia terrorista, sendo espancados publicamente. O caso supostamente aconteceu nesta quinta-feira, 4.
No vídeo, divulgado pelo jornalista libanês Ahmad Yassine, um dos palestinos, que estava vendado, ainda teve a palavra “ladrão” escrita em suas costas antes de começar o espancamento com barras de madeira e ferro.
O confisco de ajuda humanitária pelo Hamas tem sido amplamente registrado desde o início da guerra com Israel. O grupo terrorista esconde seus armazéns e revende a ajuda para os próprios palestinos como um meio de se financiar em meio à guerra.
Segundo o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF), tenente-coronel Avichai Edrei, disse que “As vítimas são jovens residentes inocentes de Gaza. Eles são acusados de serem ladrões porque têm fome e de tentar tomar parte da ajuda roubada pelo cruel Hamas. Este é o Hamas, e está é a sua atitude em relação aos moradores da Gaza que ocupa”.
“O Hamas se preocupa apenas com seus próprios interesses e com o dinheiro iraniano que ganha às custas desses pobres habitantes de Gaza, que foram submetidos ao seu terror por anos”, acrescentou Edri. “O dinheiro iraniano não era mais suficiente para ele, então ele começou a roubar o dinheiro dos pobres e famintos.”
Nessa semana, o jornal The Wall Street Journal divulgou uma investigação sobre o crime na Faixa de Gaza, na qual a força policial do Hamas foi descrita como “impotente” diante do aumento da criminalidade.
O artigo citou o chefe do Departamento de Mídia do Hamas, que é controlado pela organização terrorista, dizendo que a polícia estava operando de acordo com um “plano de emergência”