Turistas filmam cenas impressionantes do vulcão Monte Etna, na Itália, expelindo lava na noite desta terça-feira, 2.
O vulcão mais ativo da Europa, segundo um estudo da Bulletin of Volcanology, tem cerca de 3.300 metros de altura e fica localizado na Sicília, no sul da Itália.
Segundo um comunicado do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), a erupção está ocorrendo na cratera Voragine, uma das maiores entre as do cume.
O Etna está sempre ativo, o que se observa pela liberação permanente de vapores e gases. Da cratera central saem também, de forma constante, cinzas vulcânicas. As erupções também são bastante frequentes, com explosões que vão moldando a forma da montanha, constituída já por mais de 200 crateras.
Essas explosões ocorrem devido a pequenas variações das características químicas da composição de seu magma.
Essa atividade da Etna é bastante popular entre os turistas, que muitas vezes fazem visitas guiadas para ver suas erupções o mais próximo possível.
As excursões são lideradas por guias especializados que conhecem bem o território e o vulcão, para chegar até a borda do Voragine e olhar para o cume em erupção.
Catânia é a cidade que fica aos pés do vulcão. É onde está instalado o observatório astrofísico que monitoriza o Etna 24 horas por dia. Um projeto financiado pela União Europeia (UE) que, além de estudar a atividade vulcânica num dos maiores e mais ativos exemplares do mundo, tem ainda por missão fornecer dados sobre as matérias liberadas no ar.