Foto: Royal Cambodian Army
Em meio a tensões de uma nova Guerra Mundial, as ditaduras orientais estão se unindo cada vez mais, enquanto o Ocidente se fragmenta em várias vertentes.
Nesta segunda-feira, 24, as forças terrestres russas e o Exército Real do Camboja assinaram um memorando de entendimento, informou o portal cambojano Khmer Times.
“Os comandantes das forças terrestres cambojanas e russas assinaram um memorando de entendimento com o objetivo de fortalecer e expandir os laços para torná-los mais próximos, duráveis e confiáveis, com base na igualdade e no benefício mútuo”, disseram as Forças Terrestres Reais do Camboja em um comunicado.
Segundo a publicação, este foi o primeiro acordo militar entre os dois países na história.
Do lado cambojano, o memorando foi assinado por Mao Sofang, Vice-Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Reais e Comandante do Exército Real Cambojano. Ele fez uma visita oficial à Rússia por três dias, durante os quais foi recebido pelo Comandante-em-Chefe das Forças Terrestres russas, General Oleg Salyukov.
“Ambos os lados expressaram orgulho nas relações amistosas, confiança e respeito mútuo herdados da geração anterior de líderes”, acrescentou o exército cambojano.
O acordo ocorre em meio a uma escalada na tensão entre Estados Unidos e Rússia e uma unificação das ditaduras orientais.