Uma cena curiosa aconteceu na manhã desta segunda-feira, 8, durante o intenso frio polar que atinge o arquipélago de Tierra del Fuego, no extremo sul da Argentina, quando moradores da cidade de Rio Grande flagraram um pinguim caminhando pelas ruas congeladas da cidade.
O vídeo tornou-se viral rapidamente e chamou a atenção até do Serviço Nacional de Meteorologia (SMN), que explicou que as temperaturas extremas que vêm sendo registradas na região desde junho favorecem a formação de gelo persistente nos caminhos, criando condições ideais para que os pinguins se aventurem no interior.
“Desde junho, as temperaturas na cidade não ultrapassam os 2°C. O gelo nas calçadas não derrete e permanece por vários dias, ideal para pinguins!”, disse o SMN.
Embora o avistamento do pinguim tenha sido recebido com curiosidade e alegria, também levantou preocupações com o bem-estar do animal, já que Rio Grande está longe de seu habitat natural nas águas frias do sul.
Devido à onda polar e ao frio extremo que afeta a região da Patagônia, que está não somente no extremo sul da Argentina, como da América, os rios de Santa Cruz congelaram enquanto a temperatura atinge -25 graus Celsius, marcando o inverno mais frio da Argentina desde 1907.
O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN) emitiu uma série de alertas para as temperaturas extremas e as rajadas de ventos que podem ultrapassar os 90 km/h em mais de 200 regiões do país.