Lixo na praia de La Malagueta nesta segunda-feira após a noite de San Juan na cidade de Málaga / Jesús Sánchez Orellana
A noite deste domingo em Málaga foi marcada pelas tradicionais celebrações da Fogueira de San Juan, onde milhares de jovens e famílias participam das atividades.
No entanto, pela manhã, o cenário era completamente diferente. Toneladas de lixo acumulado eram visíveis por toda a costa de Málaga.
Desde às 5 da manhã (horário local), a prefeitura precisou colocar mais de 227 funcionários de limpeza e 75 veículos para remover todo o lixo.
Entre a grande quantidade de lixo acumulado, percebe-se quantos moradores e estrangeiros dormem na orla, sem toalhas, apesar de estarem cercados de lixo.
A quantidade de resíduos foi intensificada pelos numerosos grupos de jovens que ainda bebiam nas praias pela manhã, sobretudo em La Malagueta, onde uma grande operação da polícia local, apoiada por unidades da Polícia Nacional, começou a expulsar da areia aqueles que ainda estavam deitados na areia.
Mas esse não é um caso isolado. Em 2023, só nas praias da cidade de Málaga, foram retiradas 35 toneladas de resíduos, entre garrafas, plásticos e sacos de lixo.
Desde a antiguidade, há celebrações com rituais primitivos em torno do fogo e da água. Em Málaga, há um elemento protagonista e característico: a ‘júa’, um monumento efêmero cujo tema é geralmente negativo e, portanto, é queimado em uma fogueira.
Todos os anos, para a Noite de San Juan, é escolhido um tema que quer ser eliminado de forma simbólica através do fogo, lembrando cerimônias ancestrais.