O primeiro barco lotado de imigrantes chegou ao Reino Unido nessa manhã, após o novo primeiro-ministro progressista suspender acordo de deportação.
A chegada ocorre após Starmer suspender o acordo de deportação de imigrantes com Ruanda, que estava marcado para começar no próximo dia 24.
Cerca de 64 imigrantes ilegais chegaram ao porto de Dover, os primeiros imigrantes a cruzar o Canal da Mancha sob o novo governo trabalhista.
O grupo foi retirado do navio Hurricane, da Força de Fronteira, e levado para o centro de processamento de imigrantes no porto.
O barco é o primeiro a fazer a travessia com sucesso desde que 85 imigrantes chegaram em dois botes em 1 de julho.
De acordo com repórteres franceses, um grande número de imigrantes ilegais se aglomerava ao longo da costa francesa, esperando pela eleição do então governo progressista de Starmer antes de cruzar para o lado britânico.
Segundo estatísticas do governo britânico, mais de 7.500 imigrantes entraram no Reino Unido em pequenos barcos por essa via entre janeiro e maio deste ano. A deportação desses imigrantes era uma das principais bandeiras do Partido Conservador.