Se preparando para o “impensável”, Noruega começa a estocar milhares de toneladas de alimentos

A Noruega pretende acumular suprimentos até 2029, quando pretende atingir 82.500 toneladas de grãos, suficiente para sustentar a população por até três meses.

119
0

A Noruega anunciou um acordo para voltar a estocar grãos em massa em uma preparação para o que chamou de “impensável”.

O ministro da Agricultura e Alimentação, Geir Pollestad, em conjunto com o ministro das Finanças, Trygve Slagsvold Vedum, anunciou o acordo com quatro empresas privadas para armazenar 30 mil toneladas de grãos em 2024 e 2025.

O trigo, quer pertencerá ao governo norueguês, será armazenado pelas empresas em instalações já existentes pelo país escandinavo.

Contudo, as empresas “são livres para investir em novas instalações e decidir por si mesmas onde querem armazenar o grão de emergência, mas devem disponibilizar o grão ao Estado, se necessário”, disse o anúncio.

Três das quatro empresas vão armazenar pelo menos 15 mil toneladas de alimentos ainda este ano.

O ministro da Agricultura ressaltou que “a construção de um estoque contingencial de grãos alimentares é sobre estar preparado para o impensável”.

“Deve haver um nível extra de segurança no caso de grandes interrupções nos sistemas de comércio internacional ou falha da produção nacional”, acrescentou Slagsvold.

A Noruega pretende acumular suprimentos até 2029, com o objetivo de estocar 82.500 toneladas de grãos até o final da década, “para que tenhamos grãos suficientes para o consumo de três meses pela população da Noruega em uma situação de crise que pode surgir”.

Os estoques emergenciais do norte da Noruega não foram mantidos durante os últimos 20 anos. Isso significa que os moradores do norte do país seriam os primeiros a recorrer à fila de abastecimento quando uma crise acontecer. Contudo, em dezembro, o governo firmou parcerias para alimentar os estoques locais de municípios da região.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.