Segundo prefeito do sul do México assassinado em uma semana

35
0

O prefeito Acácio Flores, da cidade de Malinaltepec, foi assassinado em meio à violência generalizada dos cartéis. O corpo de Flores foi encontrado com um ferimento a bala na parte de trás da cabeça na traseira de uma van em Malinaltepec, segundo a AFP.

Os promotores de Guerrero disseram em um comunicado que a morte de Flores foi considerada um homicídio qualificado e que agentes da Polícia de Investigação Ministerial estão investigando o caso.

Um ativista dos direitos humanos que reportou o caso à agência estava envolvido em negociações para libertar o político depois que ele foi detido na última quinta-feira em uma aldeia indígena.

O assassinato ocorre poucos dias após o assassinato de Salvador Villalba Flores, outro prefeito do estado de Guerrero eleito em 2 de junho.

Desde o início da campanha eleitoral no México, em setembro de 2023, cerca de 30 candidatos políticos foram mortos, segundo a ONG Data Civica.

Guerrero, um dos estados mais afetados pela violência dos cartéis de drogas devido à sua localização ao longo da costa mexicana do Pacífico, registrou 1.890 assassinatos em 2023.

Gabriel Ferrigno
ESCRITO POR

Gabriel Ferrigno

Jornalista independente e OSINT que já cobriu diversas guerras em tempo real, como a Guerra da Ucrânia, em 2022, e a guerra entre Israel e o Hamas, em 2023, bem como vários outros acontecimentos pelo mundo, como o lockdown na China durante a pandemia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.