O caos eclodiu na tarde desta quinta-feira, 18, quando em uma rua residencial de Leeds quando a polícia foi chamada para lidar com um distúrbio envolvendo “funcionários de agências e crianças”, com um carro da polícia capotado, um ônibus de dois andares incendiado e fogueiras bloqueando ruas.
Imagens chocantes da violência que circulam pelas redes mostram multidões, em sua maioria imigrantes, depredando tudo pelo caminho e atacando autoridades.
Altos funcionários e conselheiros locais pediram às pessoas que voltassem para casa, enquanto dezenas de policiais, incluindo equipes antimotim, eram mobilizadas na região de Harehills, que mais parecia uma zona de guerra.
A First, que opera os serviços de ônibus de Leeds, disse ao jornal britânico DailyMail que dois de seus veículos, incluindo o que foi incendiado, estavam envolvidos nos distúrbios.
Segundo o Departamento de Polícia de West Yorkshire, os policiais receberam um chamado para resolver uma confusão envolvendo “funcionários de agências e crianças” em uma propriedade de Harehills, mas moradores violentos tumultuaram e causaram o caos.
“A política do subcontinente está atualmente se desenrolando nas ruas de Leeds. Não diga que eu não avisei”, disse o parlamentar Nigel Farage.
A ministra do Interior, Yvette Cooper, disse estar “chocada” com as cenas. “Desordem dessa natureza não tem lugar na nossa sociedade”, disse ela.