O vulcão de lama Wandan, no condado de Pingtung, em Taiwan, entrou em atividade novamente às 23h (horário local) deste sábado, 6, na aldeia de Wannesi.
De acordo com o chefe da aldeia de Wannesi, Chen Yuyi, o vulcão abriu quatro fissuras no mesmo local que abriu em março deste ano, ao redor do templo Huangyuan.
O vulcão continua em erupção neste domingo. Estatisticamente, a atividade de erupções de lama deve durar até três dias antes de cessar.
Ao contrário da erupção de março, a lama não fluiu para as terras agrícolas circundantes, e não houve a necessidade do uso de máquinas e ferramentas para entrar no local para escavar e drenar a lama.
O local e o momento da erupção do vulcão de lama são tão imprevisíveis quanto um terremoto, o que deixa os agricultores muito preocupados.
Segundo o Departamento de Transporte e Turismo do Governo de Pingtung, o vulcão é um fenômeno geológico especial, que é formado por metano e outros gases subterrâneos de alta pressão, além de líquidos e lama, geralmente em áreas mais frias; portanto, não são magmáticos.
O fluxo da lama para a superfície se dá através de fissuras, podendo variar de alguns metros a vários quilômetros. A altura das erupções também pode chegar a centenas de metros.